A Epson pretende encerrar a comercialização de impressoras a laser até 2026; tecnologia oferece impressões rápidas, mas é nociva ao meio ambiente
Empresa irá aposentar modelos da categoria em todo o mundo a partir de 2026 e, com isso, focar na tecnologia jato de tinta Heat-Free, que não usa calor na impressão.

A fabricante Epson anunciou recentemente que encerrará completamente a fabricação e distribuição de impressoras a laser até 2026. Segundo o comunicado, a ação faz parte do comprometimento da empresa com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. A companhia acredita no potencial que a tecnologia de impressão jato de tinta possui para ter significativos avanços no quesito sustentabilidade.
Impressoras a laser utilizam calor para realizar as impressões, o que causa um maior consumo energético. Além disso, esse tipo de tecnologia também utiliza mais partes que necessitam de trocas constantes, como toner e fusor. Já a tecnologia jato de tinta consegue fazer impressões utilizando energia mecânica em vez de calor, o que economiza energia, além de necessitar menos suprimentos, de acordo com o comunicado emitido pela Epson.